Passe a receber informação de referência regularmente no seu computador. Subscreva.

Subscreva as nossas newsletters e mantenha-se atualizado sobre as oportunidades de investimento e parceiros de negócio através do Programa InvestEU.


Agosto 2022


Your Banner Image

Política agrícola comum para o período 2023-2027

Comissão aprova os primeiros planos estratégicos da PAC.

Trata-se de um passo importante para a execução da nova política agrícola comum (PAC), em 1 de janeiro de 2023. A nova PAC foi desenhada para moldar a transição para um setor agrícola europeu mais sustentável, resiliente e moderno. No âmbito da política reformada, o financiamento será distribuído de forma mais equitativa pelas pequenas e médias explorações agrícolas familiares, bem como pelos jovens agricultores. Além disso, os agricultores serão incentivados a adotar novas inovações, desde a agricultura de precisão aos métodos de produção agroecológicos. Ao apoiar ações concretas nestes e noutros domínios, a nova PAC pode constituir a pedra angular da segurança alimentar e das comunidades agrícolas na União Europeia.

A nova PAC integra uma nova forma de trabalhar, mais eficiente e eficaz. Os países da UE aplicarão os planos estratégicos da PAC a nível nacional, combinando financiamento para apoio ao rendimento, desenvolvimento rural e medidas de mercado. Quando da elaboração do seu plano estratégico da PAC, cada Estado-Membro escolheu de entre um vasto leque de intervenções ao nível da UE, adaptando-as e direcionando-as para dar resposta às suas necessidades específicas e condições locais.

A Comissão tem avaliado se cada um dos planos concorre para a realização dos dez principais objetivos da PAC, que respondem a desafios ambientais, sociais e económicos comuns. Por conseguinte, os planos estarão em conformidade com a legislação europeia e deverão contribuir para os objetivos climáticos e ambientais da UE, nomeadamente em matéria de bem-estar animal, como estabelecido na Estratégia do Prado ao Prato e na Estratégia de Biodiversidade da Comissão.

Saber mais

Summer CEmp 2022 arrancou a 27 de agosto na Ribeira Grande, Açores

A quinta edição do Summer CEmp,a escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, começou no sábado, dia 27 de agosto, na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores.



Saber mais

Your Picture

Incêndios florestais: União Europeia mobiliza assistência para Portugal

Your PictureYour PictureYour Picture

A Comissão Europeia mobilizou dois aviões de combate a incêndios para apoiar Portugal com a emergência de incêndios florestais em curso. Na sequência do pedido de assistência do país, o Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia facilitou o pré-posicionamento imediato e o destacamento de dois Canadairs da Grécia, que operam atualmente nos distritos mais afetados no norte de Portugal. O Comissário Europeu para a Gestão de Crises Janez Lenarčič afirmou: "Como os incêndios florestais continuam a ameaçar pessoas e recursos em todo o nosso continente, precisamos de nos manter alerta e prontos a enviar assistência apenas algumas horas após o início de um incêndio. Estamos solidários com Portugal face a esta emergência e mobilizámos aviões da nossa reserva RescEU da Grécia". O Centro de Coordenação de Resposta a Emergências da UE está em estreito contacto com as autoridades portuguesas para apoiar a coordenação das operações de combate a incêndios na área e mobilizar mais assistência em caso de necessidade. Além disso, o satélite Copernicus da UE foi ativado para recolher dados essenciais sobre as áreas ardidas.


Saber mais



Auxílios estatais: Comissão aprova regime português de 17 milhões de euros para apoiar produção de rum e licores na Madeira

A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo das regras da UE em matéria de auxílios estatais, um regime português no valor de 17 milhões de euros destinado a apoiar a produção de rum e licores tradicionais na região ultraperiférica da Madeira.

No âmbito do regime, o auxílio assumirá a forma de uma taxa reduzida do imposto especial sobre o consumo de rum e licores tradicionais produzidos, a fim de compensar os custos adicionais de exploração suportados pelos produtores desta região ultraperiférica. Este regime substitui um regime existente aprovado pela Comissão em março de 2015 (SA.38823) e prorrogado até 31 de julho de 2022 (SA.102547). Enquanto o regime anterior se aplicava apenas às bebidas alcoólicas tradicionais vendidas na Madeira, a medida hoje aprovada será igualmente aplicável a estes produtos quando vendidos em Portugal Continental. O regime manter-se-á em vigor até 31 de dezembro de 2027.

A Comissão apreciou a medida à luz das regras da UE em matéria de auxílios estatais, em especial as Orientações relativas aos auxílios estatais com finalidade regional.

A Comissão concluiu que o regime é necessário e adequado para manter a produção local de rum e licores, que é essencial para a economia desta região ultraperiférica, contribuindo assim para o desenvolvimento regional.


Saber mais

Your Banner Image

Comissão congratula-se com condenação internacional da Rússia por violação das regras da aviação e das sanções da UE

A Comissão congratula-se com a decisão da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), a agência das Nações Unidas responsável pela regulamentação do transporte aéreo, de instar a Federação da Rússia a cessar imediatamente as infrações às regras da aviação internacional, a fim de salvaguardar a proteção e a segurança da aviação civil. A decisão da OACI diz respeito à violação do espaço aéreo soberano da Ucrânia no contexto da guerra de agressão da Rússia e à violação deliberada e continuada de vários requisitos de segurança, numa tentativa do Governo russo de contornar as sanções da UE. Tais condutas incluem o duplo registo ilegal na Rússia de aeronaves furtadas a empresas de locação de aeronaves e a concessão de autorizações às companhias aéreas russas para operarem essas aeronaves em rotas internacionais sem um certificado de aeronavegabilidade válido, o certificado de segurança obrigatório.


Saber mais

Your Banner Image

União da Saúde: Comissão assina contrato de contratação pública conjunta com a HIPRA para vacinas contra a COVID-19

A HERA, a Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias da Comissão Europeia, assinou um contrato-quadro de contratação pública conjunta com a empresa HIPRA HUMAN HEALTH para o fornecimento de uma vacina proteíca contra a COVID-19.

14 Estados-Membros e países participam nesta contratação pública conjunta, ao abrigo da qual podem adquirir até 250 milhões de doses. Uma vez que o número de casos está novamente a aumentar na Europa, este acordo disponibilizará rapidamente a vacina HIPRA aos países participantes, logo que esta tenha sido objeto de uma avaliação positiva pela Agência Europeia de Medicamentos.

Próximas etapas

A vacina contra a COVID-19 da HIPRA está atualmente a ser objeto de um procedimento de exame contínuo pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Se a vacina receber uma autorização de introdução no mercado, os países participantes poderão adquiri-la através do contrato-quadro em vigor.

Saber mais