| Avaliação da Comissão conclui que Plano de Investimento para a Europa deu contributo importante para mobilizar investimento para o crescimento e criação de emprego |
A avaliação ex post do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o principal pilar do emblemático «Plano de Investimento para a Europa» da Comissão, considera que o FEIE desempenhou um papel importante na aceleração e no incentivo ao investimento em toda a Europa. A Comissão propôs o Plano de Investimento para a Europa em 2014 para apoiar o crescimento e a criação de emprego, em resposta à crise económica e financeira. A partir de 2021, o FEIE deverá ter mobilizado 524,3 mil milhões de EUR de investimento privado e público, excedendo o objetivo de 500 mil milhões de EUR. A avaliação ex post do primeiro e segundo pilares do Plano de Investimento para a Europa foi apresentada ao Parlamento Europeu e ao Conselho.
|
Comissão incentiva fornecedores de energia a reforçarem proteção dos consumidores este inverno |
O comissário da Justiça, Didier Reynders, e a comissária da Energia, Kadri Simson, estiveram hoje num evento em que as partes interessadas do setor da energia chegaram a acordo quanto a um conjunto de princípios comuns para incrementar o apoio aos consumidores que têm dificuldade em pagar as suas faturas de energia. Entre os signatários contam-se organizações europeias de consumidores, reguladores, fornecedores e distribuidores de energia, designadamente o Secretariado Europeu das Uniões de Consumidores (BEUC), o Conselho dos Reguladores Europeus da Energia, a Eurelectric, a Eurogas, a European Energy Retailers (EER) e a Entidade Europeia dos Operadores de Redes de Distribuição (Entidade ORDUE). Subscreveram formalmente uma declaração conjunta que incentiva os fornecedores, distribuidores, entidades reguladoras e organizações de consumidores a aplicarem planos de pagamento, a evitarem alterações contratuais unilaterais, a fornecerem melhores informações sobre consumo e otimização da utilização de energia e a protegerem as pessoas contra os cortes em caso de dificuldades financeiras.
Saber mais ...
|
União Europeia marca presença na Comic Con 2022
|
Ano Europeu da Juventude 2022: conferência «Reivindicar o futuro» encerra oficialmente o ano
A conferência de encerramento do Ano Europeu da Juventude, «Reivindicar o Futuro», realiza-se amanhã no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para fazer o balanço das realizações do Ano Europeu e refletir sobre o seu legado. É também uma ocasião para debater de que forma a política para a juventude continuará a ocupar um lugar de destaque na agenda política. Cerca de 700 participantes, incluindo um grande número de jovens, reunirão para analisar os pontos mais importantes e definir o caminho a seguir para envolver, interligar e capacitar os jovens em toda a Europa.
Saber mais ...
|
Eurobarómetro: inquérito revela forte apoio em Portugal ao euro, ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência e ao SURE |
A Comissão Europeia apresenta hoje uma série de ações a curto e médio prazo para reforçar a segurança alimentar a nível mundial e apoiar os agricultores e os consumidores da UE na sequência do aumento dos preços dos alimentos e dos custos dos fatores de produção, como a energia e os fertilizantes. A vaga de aumentos dos preços mundiais dos produtos de base, acelerada ainda mais pela invasão da Ucrânia pela Rússia, destaca a necessidade de aumentar a resiliência e a sustentabilidade das cadeias de abastecimento agrícola e alimentar da UE, em consonância com a Estratégia do Prado ao Prato. Segundo o último inquérito Eurobarómetro da Comissão Europeia, o apoio público ao euro continua a ser muito forte. O inquérito conclui que 77 % dos inquiridos consideram que ter o euro é uma coisa positiva para a UE e 68 % dos portugueses inquiridos consideram que o euro também é bom para o país. Além disso, os resultados mostram um elevado nível de apoio ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o instrumento no cerne do NextGenerationEU: 70 % dos inquiridos em Portugal (75% em toda a Europa) concordam com a ideia de um plano de recuperação que apoie todos os Estados-Membros, desde que realizem investimentos e reformas que sejam ecológicos, digitais e sociais. Os resultados mostram igualmente um forte apoio ao SURE, o instrumento de 100 mil milhões de euros concebido para proteger os postos de trabalho e os rendimentos afetados pela pandemia de COVID-19. O inquérito também procurou obter a opinião dos cidadãos sobre questões relacionadas com as moedas e notas de euro. Verificou-se que 64 % dos inquiridos são a favor da abolição das moedas de 1 e 2 cêntimos, refletindo um nível elevado e estável de apoio, com percentagens superiores a 50 % em todos os países da área do euro. Essa percentagem foi de 57 % em Portugal.
Saber mais ... |
| |