Quando? A sétima edição do Summer CEmp acontece de 28 a 31 de agosto de 2024.
Onde? Miranda do Douro, distrito de Bragança, na região de Trás-os-Montes. O debate sobre a União Europeia é feito em articulação com protagonistas locais e o património cultural e natural da região, como o mirandês (a segunda língua oficial de Portugal), cenários inspiradores e tradições únicas.
O quê? Um programa intensivo composto por diálogos com protagonistas da atualidade local, nacional e europeia – políticos, jornalistas, empresários, académicos, desportistas, artistas, entre outros – e uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da comunidade anfitriã.
Como participar? A candidatura é feita através do preenchimento do formulário que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento. As candidaturas devem cumprir oregulamentoe chegar até às 23h59 (hora de Lisboa) de 30 de abril de 2024 (este prazo pode ser antecipado, quando recebidas 120 candidaturas)para serem consideradas válidas.De todas as candidaturas válidas recebidas, serão selecionadas até 40 para participar, tendo em conta o perfil, motivação, contribuição para a diversidade no grupo e o potencial de mobilização para uma maior participação no projeto europeu.
Para quem? Estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2023/2024 com até 30 anos. Podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior. Será selecionado um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que tenham em comum uma grande motivação para discutir criticamente e ter um papel ativo em Portugal com relação à União Europeia. Procura-se diversidade de opiniões e de experiências, um forte interesse de contribuir para uma maior participação cívica e não têm de ter previamente um conhecimento profundo sobre as prioridades ou o funcionamento das instituições europeias. A Comissão Europeia está empenhada em promover a diversidade das candidaturas ao Summer CEmp e a igualdade de acesso.
Tem custos? A Representação da Comissão Europeia em Portugal e entidades colaborantes assumem os encargos financeiros associados à participação, assim como ao alojamento durante o evento e às atividades, deslocações e refeições incluídas no programa. Aos participantes cabe qualquer outra despesa, nomeadamente o transporte para e da localidade onde este decorre. Caso alguma pessoa interessada em se candidatar tenha dificuldade em assumir estas despesas de transporte, deve indicá-lo no formulário de candidatura para que a organização possa analisar uma possível comparticipação. A Comissão Europeia procura que nenhuma candidatura fique limitada a participar por questões financeiras ou outras.
Em que idioma? O programa decorre maioritariamente em português, sendo indispensável o domínio deste idioma. Algumas sessões podem decorrer noutros idiomas, nomeadamente inglês, sem interpretação.
Saber mais ... |