| Noite Europeia dos Investigadores |
O Europe Direct Região Beira Interior esteve presente na iniciativa UNIGHT sob a temática das fake news. A Universidade da Beira Interior (UBI) e as restantes academias que integram a aliança UNITA promoveram um vasto programa que visou aproximar cientistas e a população. O evento designou-se UNIGHT – Noite Europeia dos Investigadores e decorreu em vários locais da cidade da Covilhã. As atividades decorreram simultaneamente em várias cidades europeias de Espanha, França, Itália e Roménia, nas zonas de abrangência das universidades parceiras, promovendo a importância da ciência para milhares de pessoas. Mais um importante momento para evidenciar a importância das redes europeias. A iniciativa contou com a presença de um dos responsáveis pelo acompanhamento do projeto pela Comissão Europeia em Bruxelas. Saber mais |
Espaço Europeu da Educação: dois projetos portugueses entre os vencedores do Prémio Europeu de Ensino Inovador 2022 |
 | A Comissão anuncia hoje os vencedores do Prémio Europeu do Ensino Inovador 2022, que valoriza o trabalho dos profissionais da educação e celebra as realizações dos professores e das escolas, incluindo a educação e o acolhimento na primeira infância, o ensino primário, secundário e profissional. Entre os 98 projetos laureados, há dois projetos portugueses: o Achieve+, liderado pelo Agrupamento de Escolas de Idães, e que visa promover o património cultural europeu; e o Moving and Learning Outside, que tem como parceiros, entre outros, a Faculdade de Motricidade Humana e a Câmara Municipal de Torres Vedras, com o objetivo de promover o desporto escolar ao ar livre.
Saber mais |
|
|
Economia circular: novas regras da UE autorizam utilização de plásticos reciclados nas embalagens de alimentos |
A Comissão adotou hoje novas regras sobre a segurança dos materiais e objetos de plástico reciclado destinados a entrar em contacto com os alimentos. O regulamento estabelecerá regras claras para garantir que o plástico reciclado pode ser utilizado com segurança nas embalagens de alimentos na UE. Contribuirá para aumentar a sustentabilidade global do sistema alimentar e alcançar os objetivos do Plano de Ação para a Economia Circular. Além disso, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) disporá de uma base mais clara para avaliar a adequação das tecnologias de reciclagem e a segurança do plástico reciclado nas embalagens de alimentos fabricadas com processos que utilizam estas tecnologias. O regulamento permitirá a concessão de autorizações individuais para mais de 200 processos de reciclagem mecânica de PET (politereftalato de etileno), o que ajudará a indústria a cumprir o objetivo vinculativo para 2025 de 25 % de plástico reciclado nas garrafas para bebidas PET. Além disso, o novo regulamento criará um registo público dos processos de reciclagem, dos recicladores e das instalações de reciclagem abrangidos pelo seu âmbito de aplicação, proporcionando um maior nível de transparência.
Saber mais
|
Declaração do Presidente von der Leyen sobre energia A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentou hoje um conjunto de medidas imediatas para proteger os consumidores e empresas vulneráveis e ajudá-los a adaptarem-se à evolução do mercado energético: "Estamos perante uma situação extraordinária, porque a Rússia é um fornecedor pouco fiável e está a manipular os nossos mercados energéticos. A nossa unidade e a nossa solidariedade assegurar-nos-ão que prevaleceremos!” As cinco medidas anunciadas hoje serão discutidas pelos ministros da energia dos 27 na sexta-feira, dia 9 de setembro. Saber mais |
Projeto «European Newsroom» lançado oficialmente |
O projeto European Newsroom (“sala de imprensa europeia”) foi hoje formalmente lançado pela Vice-Presidente Věra Jourova e pelo Vice-Presidente Margaritis Schinas.Na sequência da publicação de um convite aberto à apresentação de propostas no valor de 1,76 milhões de EUR, foi selecionado, em dezembro de 2021, um consórcio de agências noticiosas europeias para realizar relatórios independentes sobre assuntos da UE. A European Newsroom acolhe correspondentes de 18 agências noticiosas sob a coordenação da Deutsche Presse-Agentur e criou a sua base nas instalações da Belga, a agência de imprensa belga em Bruxelas. Os trabalhos editoriais já tiveram início em julho de 2022. Para além do trabalho regular para a sua agência, os correspondentes produzem em conjunto resumos noticiosos sobre assuntos europeus, alimentando os canais noticiosos e de difusão uns dos outros, oferecendo assim uma perspetiva abrangente, multilingue e pan-europeia sobre os assuntos da UE a públicos de todo o continente, de acordo com elevados padrões profissionais. O European Newsroom também proporciona formação, com vista a equipar os correspondentes para combater a crescente desinformação. O projeto abriu recentemente as suas portas à Ukrinformation, a agência de imprensa ucraniana, que não pagará taxas de acesso aos serviços do European Newsroom. O financiamento da Comissão Europeia cobrirá os seus custos de funcionamento até ao final de 2023.
Saber mais |
Incêndios florestais: Ministros da UE debatem prevenção e preparação para 2023 |
Após um verão devastador, em que se perderam milhares de hectares de floresta na Europa devido a incêndios florestais, a Comissão Europeia está a organizar uma reunião de alto nível para trabalhar já em medidas de preparação para o próximo ano.
Saber mais |
|
|