Passe a receber informação de referência regularmente no seu computador. Subscreva.

Subscreva as nossas newsletters e mantenha-se atualizado sobre as oportunidades de investimento e parceiros de negócio através do Programa InvestEU.


Janeiro 2024

Comissão propõe novas iniciativas para reforçar segurança económica

Your Banner Image
O pacote visa reforçar a segurança económica da UE, mantendo simultaneamente a abertura do comércio, do investimento e da investigação para a economia da UE, em consonância com a Estratégia Europeia para a Segurança Económica, de junho de 2023.
As propostas hoje apresentadas fazem parte de uma abordagem mais ampla em três pilares da segurança económica da UE, através da promoção da competitividade da UE, da proteção contra os riscos e do estabelecimento de parcerias com o maior número possível de países para desenvolver interesses comuns em matéria de segurança económica.
As iniciativas hoje adotadas visam:
Continuar a reforçar a proteção da segurança e da ordem pública na UE, propondo uma melhor análise do investimento estrangeiro na UE;
Estimular debates e ações com vista a uma maior coordenação europeia no domínio dos controlos das exportações, no pleno respeito dos regimes multilaterais existentes e das prerrogativas dos Estados-Membros;
Consultar os Estados-Membros e as partes interessadas para identificar potenciais riscos decorrentes de investimentos no estrangeiro num conjunto restrito de tecnologias;
Promover novos debates sobre formas de dar melhor apoio à investigação e ao desenvolvimento que envolvam tecnologias com potencial de dupla utilização;
Propor ao Conselho que recomende medidas destinadas a melhorar a segurança da investigação a nível nacional e setorial.
As futuras ações da UE continuarão a basear-se nas avaliações de risco em curso e na coordenação estratégica com os Estados-Membros, a fim de alcançar um entendimento comum dos riscos que a Europa enfrenta e das ações adequadas.
Your Banner Image

Europa Criativa apoiará 40 projetos em 2024 para impulsionar as traduções literárias

Your Banner Image


Candidaturas até 16 de abril de 2024 para obter financiamento para a tradução, promoção e circulação de obras literárias europeias de ficção. Convite no valor de 5 milhões de euros ao abrigo do programa Europa Criativa.


O convite à apresentação de propostas da Europa Criativa 2024 apoia a tradução, a promoção e a circulação de obras literárias de ficção europeias com um orçamento total de 5 milhões de euros. 40 projetos receberão financiamento.


Elegibilidade

As organizações interessadas podem candidatar-se individualmente ou como membros de um consórcio, com um mínimo de duas organizações elegíveis. Cada projeto deve basear-se numa estratégia editorial e promocional sólida que abranja um pacote de, pelo menos, cinco obras de ficção elegíveis traduzidas de e para as línguas indicadas na página seguinte.


Os candidatos podem candidatar-se a projetos de diferentes dimensões, com diferentes limites máximos para o número de livros traduzidos e o financiamento recebido:


- Pequena escala: projetos que proponham a tradução de até 10 livros diferentes podem receber até 100 000 EUR

- Escala média: projetos que proponham a tradução de até 20 livros diferentes podem receber até 200 000 EUR

Grande escala: projetos que proponham a tradução de pelo menos 21 livros diferentes podem receber até 300 000 EUR

Não, a União Europeia não quer, nem vai proibir a reparação de veículos com mais de 15 anos

Your Banner Image

Clarificação sobre a proposta da Comissão Europeia relativa a veículos em fim de vida:

• Não há absolutamente nada na proposta da Comissão Europeia sobre “veículos em fim de vida” que proíba a reparação de veículos com mais de 15 anos (nem de veículos com qualquer outra idade).

• Se um proprietário quiser reparar o seu automóvel, isso está perfeitamente de acordo com as regras propostas, independentemente da “idade” do veículo.

• Caso um automóvel estiver danificado a ponto de não poder ser reparado, deverá será considerado um “veículo em fim de vida” e nesse caso aplicar-se-iam as regras do regulamento proposto.

• A proposta de regulamento contém critérios sobre a forma de determinar se um automóvel deve ou não ser considerado reparável — mas estes critérios não incluem qualquer limite de idade.

Já no dia 15 de janeiro, um porta-voz da Comissão Europeia teve a oportunidade de explicar que a proposta em causa visa “exclusivamente abordar o caso de veículos que já atingiram o fim de vida útil. Não existe nada neste regulamento para impedir a reparação de automóveis que podem ser reparados. Só no caso de um carro estar a ser vendido é que existem regras neste regulamento que iriam permitir às autoridades determinar se um carro é realmente um carro, ou se na verdade já não é um carro, mas sim um veículo em fim de vida. E nesse caso, tem de ser tratado de acordo com as regras dos resíduos.”