Passe a receber informação de referência regularmente no seu computador. Subscreva.

Subscreva as nossas newsletters e mantenha-se atualizado sobre as oportunidades de investimento e parceiros de negócio através do Programa InvestEU.


Abril 2023

Fundão ganha Prémio de Bronze nas Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2023

Your Banner Image
A Comissão Europeia atribuiu ao município do Fundão o prémio de Bronze pelos esforços envidados no sentido de reforçar a diversidade e a inclusão na sua comunidade.
Numa cerimónia de alto nível em Bruxelas, a Comissária para a Igualdade Helena Dalli, juntamente com a vice-presidente Věra Jourová e a representante do Comité das Regiões Kate Feeney anunciaram os vencedores da edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade deste ano.
Nove autoridades locais de sete países partilharam os Prémios de Ouro, de Prata e de Bronze em três categorias.
O Fundão ganhou o Prémio de Bronze na categoria de autoridades locais com menos de 50 000 habitantes. O Fundão tem em curso algumas iniciativas muito importantes para os migrantes, contando com um centro de migração e mediadores interculturais. Outras iniciativas abordam questões de género com especial incidência na resposta à violência com base no género, juntamente com um leque de serviços sociais prestados a pessoas idosas.
O prémio de Ouro foi atribuído à Câmara Municipal de La Zarza em Espanha e o prémio de Prata à cidade de Lubin na Croácia.

Comissão congratula-se com acordo político sobre o Regulamento Circuitos Integrados


A Comissão congratula-se com o acordo político alcançado hoje entre o Parlamento Europeu e os Estados-Membros da UE sobre o Regulamento Circuitos Integrados, que propôs em 8 de fevereiro de 2022, nomeadamente sobre o orçamento.

Os semicondutores estão no centro de fortes interesses geoestratégicos e da corrida tecnológica mundial. Por este motivo, a Comissão propôs o Regulamento Circuitos Integrados, que reforça a competitividade e a resiliência europeias neste setor estratégico.

Os circuitos integrados são os componentes básicos de diversos produtos eletrónicos e digitais. Desde telemóveis inteligentes e automóveis, passando por aplicações e infraestruturas críticas para os cuidados de saúde, a energia, a defesa, as comunicações e a automação industrial, os circuitos integrados são fundamentais para a economia digital moderna.

Centros EUROPE DIRECT e Alumni Summer CEmp reúnem-se em Sesimbra

Your Banner Image


A Representação da Comissão Europeia em Portugal reuniu na vila de Sesimbra duas das suas redes mais importantes: os centros EUROPE DIRECT e os Alumni do Summer CEmp.


O evento, que decorreu entre 30 de março e 1 e de abril, começou com a primeira reunião anual da rede EUROPE DIRECT e terminou com o I Encontro dos Alumni Summer CEmp, que acolheu 65 participantes e 10 mentores das cinco edições passadas (2017-2022). Tiveram uma tarde de agenda partilhada com o objetivo de identificarem em conjunto projetos e atividades em que possam colaborar e possíveis sinergias nas várias regiões.


A reunião com EUROPE DIRECT, que contou também com a presença do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, teve como objetivo a partilha de atividades e a coordenação das comemorações do Dia da Europa e das principais ações e eventos programados para 2023.


O programa contou com a participação do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, que desafiou os centros a juntar-se às suas visitas a projetos financiados pela UE espalhados pelo país. O encontro incluiu também uma sessão com o coordenador nacional do Ano Europeu das Competências e Diretor do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Domingos Lopes.




Saber mais ...

"Salvar as abelhas e os agricultores!": Iniciativa de cidadania europeia com um milhão de assinaturas, sinal de que colegisladores da UE devem manter a ambição ambiental

Your Banner Image

A Comissão respondeu à iniciativa de cidadania europeia (ICE) «Salvar as abelhas e os agricultores! Rumo a uma agricultura amiga das abelhas para um ambiente saudável».

A Comissão congratula-se com a iniciativa e reconhece a importância da ICE, uma vez que as crises interligadas das alterações climáticas, da poluição e da perda de biodiversidade constituem desafios crescentes para a agricultura e a segurança alimentar da Europa. Na UE, uma em cada três espécies de abelhas, borboletas e sirfídeos está em declínio. Ora, 80 % das espécies de plantas forrageiras e selvagens em floração dependem da polinização animal. O risco de défice de polinização já afeta metade das terras agrícolas da UE. A possível extinção de polinizadores ameaça a segurança alimentar e a vida no planeta.

O êxito da iniciativa de cidadania traduz claramente o amplo apoio público a medidas em prol dos polinizadores, da biodiversidade e da agricultura sustentável. Neste contexto, a Comissão insta o Parlamento Europeu e o Conselho a chegarem a acordos rápidos e ambiciosos sobre as propostas legislativas já apresentadas, que ajudarão a proteger e recuperar os polinizadores na Europa e a converter a ambição dos cidadãos em legislação.

Saber mais ...